Remoção de tatuagens

Tatuagens podem ser removidas total ou parcialmente com o tratamento a laser. A grande vantagem desse tipo de procedimento é que a pele que não foi tatuada não é atingida durante o tratamento, pois a luz emitida pelo aparelho é atraída seletivamente pelas cores da tatuagem. Quanto mais recente for a tatuagem, melhor será o resultado. Tatuagens coloridas são mais difíceis de serem removidas pois cada laser atinge uma gama de cores específica. Nesses casos, para destruir todas as cores da tatuagem pode ser preciso utilizar mais de um tipo de laser. Atualmente o tipo de laser que apresenta melhor resultado como um todo na remoção de tatuagens é o Nd-YAG Q-switched de 532 ou 1064nm.

Após a aplicação do laser, a pele tende a formar uma crostícula protetora que leva de 7 a 10 dias para se desfazer. Dentro de aproximadamente 30 dias, nota-se que a pele volta a apresentar seu aspecto natural, mas ainda com falhas do pigmento, que são os resquícios da tatuagem. É importantíssimo que o paciente não remova as crostículas da pele, pois a remoção precoce aumenta as chances do desenvolvimento de cicatrizes.

O número de sessões necessárias varia de acordo com o tamanho da tatuagem, qualidade, quantidade e profundidade do pigmento e cores utilizadas. O intervalo entre as sessões geralmente é de 30 dias, dependendo da cicatrização completa do local. Os pigmentos mais coloridos vão necessitar de um número maior de sessões para serem removidos.

O pós-tratamento requer cuidados como usar cremes ou pomadas cicatrizantes e evitar expor a área tratada ao sol por pelo menos trinta dias. O laser pode ser uma alternativa muito eficiente na remoção de tatuagens mas também pode resultar em cicatrizes ou queimaduras na pele, por isso o tratamento tem que ser feito pelo médico dermatologista.

Em muitos casos, não é possível remover toda a tatuagem, pois pigmentos mais profundos persistem deixando uma sombra do que foi a tatuagem. Há também situações em que, após a remoção completa, a pele tratada fica mais clara do que a pele ao redor, como uma mancha esbranquiçada, que pode ser transitória ou não. Hiperpigmentação também pode acontecer, deixando a pele mais escura que a pele não tratada.

Leia mais sobre o assunto em Nd-YAG e CO2 Fracionado.

Fonte: SBD / SBCD