Nd-YAG

O laser de Neodimio YAG (ítrio-alumínio-granada) é um aparelho que emite uma série de pulsos de alta energia em curtos espaços de tempo, com um comprimento de onda de 1064 nm, o que significa que é uma luz infravermelha.

O Nd-YAG é um laser de alta potência e com o maior potencial de penetração. Portanto, pode ser utilizado para tratar tanto alvos superficiais quanto profundos da pele. Além disso, ele tem menor efeito inflamatório, menor chance de queimadura térmica na epiderme, menor formação de crostas, possibilidade de eliminar ou melhorar lesões vasculares, e um menor risco de complicações.

Seu comprimento de onda de 1064 nm possui grande capacidade de absorção de hemoglobina, encontrada dentro dos vasos, permitindo “secar os vasinhos” tão indesejáveis, em várias partes do corpo. O Laser Nd-YAG 1064 nm é o melhor tratamento atualmente para a remoção das telangiectasias. Proporciona ótima resposta no tratamento de diversas lesões vasculares como Hemangiomas Planos, Nevos Rubi, Aranhas Vasculares, Poiquilodermia de Civatte entre outros.

Por apresentar baixa afinidade pela melanina, o laser Nd-YAG é o tratamento ideal para clarear manchas tanto em peles claras quanto em morenas. Também é considerado um dos melhores métodos para combater as olheiras, desde as mais suaves até as hiperpigmentadas.

Na depilação a laser, ele é eficiente tanto em pelos grossos quanto finos e também pode ser feito em qualquer tonalidade de pele, das mais claras às mais escuras. Isso porque, diferente de outros tipos de laser, ele não tem tanta afinidade com a melanina, portanto não atinge as peles morenas e negras, que tem maior quantidade desse pigmento. Na remoção de tatuagens, ele é muito indicado para as mais escuras e profundas.

A cada disparo do laser acontece um aquecimento e retração das fibras de colágeno que causam o efeito lifting imediato. Após alguns dias da sessão a pele vai se renovando com o aumento das fibras de colágeno, dando firmeza à pele e melhorando visivelmente a flacidez. Com algumas sessões o efeito lifting (rejuvenescimento) se torna duradouro, mas é necessário fazer a manutenção com novas sessões.

A luz do laser Nd-YAG atua diretamente nas glândulas sebáceas reduzindo a inflamação da acne. Outras indicações do laser Nd-YAG incluem: pseudofoliculite da barba, tratamento de hipercromias pós-inflamatórias nas axilas e virilha, onicomicoses, poros dilatados na face.

É realizada a aplicação de pomada anestésica 30 minutos antes do início da sessão do laser. Imediatamente após a aplicação a região tratada se torna esbranquiçada, e pode ocorrer pequeno sangramento local. Nos dias seguintes uma “casquinha” irá se formar na região.

O pós-laser é bastante tranquilo, há apenas um pequeno risco de mudanças na textura e coloração da pele, que são geralmente passageiras. O paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte ao laser, inclusive exercícios físicos.

A quantidade de sessões varia conforme o tratamento e em função de fatores como a idade do paciente, grau de fotoeslastose (envelhecimento da pele causado pela ação do sol) e flacidez da pele, procedimentos e produtos associados, expectativa do paciente, entre outros. O intervalo entre as sessões varia geralmente entre 30 a 60 dias.
O ideal é que esse laser seja aplicado por um médico, seja dermatologista ou cirurgião plástico que tenha formação na técnica.

A aplicação do laser Nd:YAG é contraindicada em casos de infecções ativas, inflamações e feridas nas áreas a serem tratadas, pele bronzeada e usuários de medicamentos fotossensibilizantes.

Em qualquer tratamento com a utilização de laser a exposição direta ao sol ou o bronzeamento artificial estão contraindicados 30 dias antes e 30 dias após o procedimento. O uso do protetor solar FPS 30 ou mais é indispensável durante todo o tratamento.

________
Referências: SBD, SBCD, Tratado de Dermatologia de Fitzpatrick e Manual de Dermatologia Clínica de Sampaio e Rivitti
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista