docs_hplas

Dermatologia

Dermatologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e proporcionar a manutenção da beleza da pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. São mais de três mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. Daí a importância de consultar-se com um médico dermatologista.

A Dermatologia se divide em três grandes áreas de atuação:

- Dermatologia Clínica: responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, cabelo, unhas e mucosas. Acne, melasma, psoríase, vitiligo, micoses, hanseníase, pênfigo, câncer de pele, queda de cabelos, dermatite seborréica, rosácea, entre outros.

- Dermatologia Cirúrgica: abrange procedimentos diversos capazes de remover ou modificar a pele e o tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, terapêuticos, oncológicos ou reparadores.

- Dermatologia Estética ou Cosmiátrica: procedimentos e tratamentos médicos com a finalidade de conservar e ou melhorar a aparência, a beleza e a jovialidade da pele e seus anexos, tais como peelings, preenchimentos, aplicação de toxina botulínica (Botox® ou Dysport®), lasers, entre outros.

É importante salientar que procedimentos cosmiátricos são por definição procedimentos médicos. É um engano acreditar que esses tratamentos são simples, fáceis de realizar e livres de riscos. Portanto, o profissional habilitado para realizar tais procedimentos é o médico dermatologista, com título de especialista em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.