cirurgioes_hplas

Cirurgia Plástica

A Cirurgia Plástica pode ser definida como a utilização de procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos para remodelar as estruturas normais do corpo com o objetivo de melhorar a aparência, problemas funcionais e auto-estima.

De acordo com a sua finalidade, a cirurgia plástica pode ser:

- Estética: quando efetuada com o objetivo de aprimorar a aparência de uma determinada região do corpo. Exemplos muito comuns desses casos são as próteses de silicone, cirurgia de nariz ou lifting facial;

- Reparadora: quando tem como principal finalidade a correção de lesões causadas por tumores benignos e malignos da pele e tecidos subcutâneos ou queimaduras graves, reconstrução mamária após a cirurgia de câncer de mama, sequelas ocasionadas por acidentes, fratura de ossos da face, entre outras.

Ao optar por fazer uma cirurgia plástica, lembre-se sempre de escolher um cirurgião associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Não selecione seu médico ao acaso, peça indicações e referência de pessoas próximas que já realizaram alguma cirurgia. É importante ter confiança no profissional escolhido. Procure tirar as suas dúvidas e analisar todos os prós e contras da operação. Anote em um papel todo questionamento que surgir e converse abertamente com o seu cirurgião plástico. Não tenha receio de fazer perguntas e responda tudo o que seu médico perguntar com franqueza.

No momento da consulta compete ao cirurgião procurar se informar sobre as expectativas do paciente mediante a cirurgia; expressar os riscos envolvidos e conceder as informações que englobam o procedimento cirúrgico, como o grau de complexidade, tipo de anestesia a ser empregada, a internação, duração do repouso, determinar as restrições e os cuidados a serem adotados; solicitar todos os exames pré-operatórios. É importante que seja realizado o registro fotográfico da área a ser operada antes do procedimento.

Vale ressaltar que a cirurgia plástica é uma escolha pessoal e deve ser feita por vontade própria e não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se encaixar uma imagem idealizada.