face

Lifting Facial (rejuvenescimento facial)

A maioria dos pacientes que procuram rejuvenescimento facial são homens e mulheres com mais de 40 anos, que desejam melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. A cirurgia melhora a pele flácida da face, mandíbula e pescoço, remove o excesso de gordura, reposiciona o tecido que recobre a musculatura da face, remodelando a pele.

O retorno às atividades normais é variável e deverá ser orientado pelo cirurgião plástico. Evitar atividades físicas mais intensas por cerca de um mês. Pacientes que fazem o rejuvenescimento facial devem evitar álcool, sauna e banhos muito quentes até que ocorra a total recuperação da cirurgia. Exposição ao sol somente após três meses, sempre utilizando filtro solar com FPS 30 ou mais. Tabagismo é contra-indicação absoluta para realização não só desta como de todas as cirurgias plásticas.

O local da incisão e a sequência dos procedimentos dependerão da estrutura facial do paciente e técnica do cirurgião. Normalmente, as incisões começam acima da linha capilar e têmporas, se estendendo naturalmente em uma linha de transição entre a face e a orelha e continua por trás do lóbulo da orelha até a parte de baixo do couro cabeludo.

________
Referências: SBCP, Plastic Surgery Grabb and Smith e Cirurgia Plástica fundamentos e Arte, Mélega
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista