Melanoses solares

As melanoses solares costumam aparecer a partir da quarta década de vida e se localizam preferencialmente nas áreas expostas da pele, como por exemplo, face, colo, e mãos. Elas podem ser de diversos tamanhos desde milímetros até poucos centímetros, sendo estas maiores, na maioria das vezes, causadas pela confluência de diversas manchas pequenas.

O uso do laser CO2 Fracionado no tratamento de manchas na pele, faz com que essa região recebe um feixe de luz que vai ser absorvido pelas moléculas de água. As células atingidas ao serem vaporizadas, darão lugar à produção de outras sem as manchas.

Já o tratamento de melanoses e sardas com a luz intensa pulsada consiste na aplicação de disparos de luz em intensidade controlada para a remoção ou clareamento das manchas. O conceito do tratamento é usar uma luz com comprimento de onda específico para um tipo de alvo, ou seja, o disparo de luz é absorvido apenas pelo alvo, sem afetar a pele que não está manchada. No caso das manchas solares e das sardas, o alvo é a melanina, que está aumentada nas lesões e atrai o disparo de luz, o que vai promover a sua destruição.

Em geral, são necessárias 4 a 5 sessões de tratamento, mas os resultados podem ser notados desde as primeiras sessões.

Exposição solar é contraindicação absoluta durante o tratamento com laser para melanoses solares.

Leia mais sobre o assunto em CO2 Fracionado e Luz Intensa Pulsada.

Fonte: SBD / SBCD