Epilação Permanente (depilação a laser)

A epilação permanente ou depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. Vários tipos de laser podem ser usados para obter resultados duradouros, incluindo o Laser de Diodo, o Alexandrite, Nd: YAG e LIP (Luz Intensa Pulsada). Muitas vezes esse procedimento é divulgado como depilação definitiva, no entanto o correto é pensar em uma depilação permanente, ou depilação a laser, pois os pelos, mesmo que em pequena quantidade, podem reaparecer.

Durante a remoção dos pelos, o laser é atraído pela melanina do folículo piloso. Ao ser disparado o pulso de laser, ocorre a absorção dos fótons de energia pela melanina. O calor absorvido é liberado pelo bulbo e pela haste do pelo, causando uma destruição térmica das estruturas do pelo.

A cada sessão de depilação os pelos tornam-se mais finos e crescem mais lentamente. O laser age também melhorando os processos inflamatórios (foliculites) e os pelos encravados. Por não conter melanina, a depilação a laser não apresenta resultados em pelos louros, ruivos, grisalhos ou brancos.

A depilação a laser é altamente satisfatória e pode ser realizada em quase todas as áreas do corpo, exceto mucosas. As principais aplicações são em áreas localizadas como axilas, rosto, mamas, abdome e virilha. A quantidade de sessões varia de paciente para paciente, pois depende de fatores como fototipo da pele, área a ser tratada, espessura e ciclo de crescimento dos pelos.

O tratamento não requer nenhum tipo de repouso. As sessões podem ser feitas com um intervalo mínimo de 30 dias. É recomendada a utilização de protetor solar na área tratada por 30 dias antes e 30 dias após cada sessão. A pele bronzeada é uma contraindicação absoluta para realização da depilação a laser.

Leia mais sobre o assunto em Nd-YAG e Luz Intensa Pulsada.

Fonte: SBD / SBCD