Carcinoma Basocelular

O Carcinoma Basocelular (CBC) é um tumor maligno da pele. É o câncer de pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos de câncer de pele. Sua ocorrência é mais comum após os 40 anos de idade, nas pessoas de pele clara e seu surgimento tem relação direta com a exposição acumulativa da pele à radiação solar durante a vida. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o seu surgimento.

Por ser um tumor de crescimento muito lento e que não dá metástases (não envia células para outros órgãos), é o de melhor prognóstico entre os cânceres da pele. No entanto, pode apresentar característica invasiva e, com o seu crescimento, destruir os tecidos que o rodeiam atingindo até a cartilagem e os ossos.

A exposição cumulativa à radiação ultravioleta é o fator de maior causa da doença. O desenvolvimento de CBC está associado a pessoas que se expuseram ao sol de forma frequente, durante a juventude. Já a exposição de adultos ao sol é menos ofensiva do que em jovens.

Pessoas de pele clara, cabelos loiros ou ruivos e olhos claros mostram maior fator de risco de desenvolver a doença. Um histórico familiar de desenvolvimento de câncer de pele é também um fator a ser considerado na previsão de desenvolvimento de um CBC. Além disso, muitas condições genéticas estão associadas ao risco de desenvolver a doença. Pacientes em estado de tratamento imunosupressivo também têm um risco acentuado.

Carcinoma Basocelular ocorre em diferentes locais do corpo, mas aproximadamente 80% ocorre na cabeça ou pescoço. É mais prevalente em adultos do sexo masculino. O basalioma pode se manifestar de diversas formas mas em sua apresentação mais típica inicia-se como pequena lesão consistente, de cor rósea ou translúcida e aspecto “perolado”, liso e brilhante, com finos vasos sanguíneos na superfície e que cresce progressiva e lentamente.

O Carcinoma Basocelular também pode apresentar pontos escuros e, na sua evolução, pode ulcerar (formar ferida) ou sangrar devido a pequenos traumatismos como o roçar da toalha de banho, podendo, com isso, apresentar uma crosta escura (sangue coagulado) na sua superfície.

Algumas lesões podem ser pigmentadas, com as mesmas características descritas acima porém de coloração escura (basocelular pigmentado), outras crescem em extensão atingindo vários centímetros sem contudo aprofundar-se nos tecidos abaixo dela. A forma mais agressiva acontece quando o tumor invade os tecidos em profundidade, com grande potencial destrutivo principalmente se atingir o nariz ou os olhos.

 

Carcinoma Basocelular Nodular

 

Carcinoma Basocelular Nodular

Existem outras formas de apresentação do carcinoma basocelular e o diagnóstico deve ser feito pelo médico dermatologista. Em casos de lesões com crescimento progressivo, que formam crostas na sua superfície ou sangram facilmente, procure um médico dermatologista para fazer uma avaliação.

O tratamento mais eficaz do carcinoma basocelular é o cirúrgico, objetivando a retirada completa da lesão com margem de segurança. Excepcionalmente o tumor também poderá ser tratado pela Criocirurgia com Nitrogênio líquido, Terapia Fotodinâmica e Imiquimod (carcinomas superficiais).

Por ser um tumor que não envia metástases, o tratamento precoce leva à cura na maioria das vezes, daí a importância de se procurar um dermatologista em caso de uma lesão suspeita.

________
Referências: SBD, SBCD, Tratado de Dermatologia de Fitzpatrick e Manual de Dermatologia Clínica de Sampaio e Rivitti
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista