Aplicação de toxina botulínica (Botox® e Dysport®)

Botox® ou Dysport® são as denominações comerciais mais conhecidas da Toxina Botulínica Tipo A, é utilizada para eliminar ou melhorar rugas faciais persistentes. Os locais mais comuns de aplicação são o terço superior da face: fronte (testa), regiões perioculares (“pés de galinha”), glabelas (regiões entre as sobrancelhas) e rugas laterais do nariz. Outros pontos de aplicação incluem: região perioral, mento (queixo), pescoço e colo.

A Toxina Botulínica diminui a força da contração muscular podendo chegar até mesmo a bloquear totalmente a movimentação dos músculos tratados. Se o músculo não pode se mexer ele também não pode causar a formação de rugas na pele.

Os efeitos das aplicações da Toxina Botulínica aparecem a partir do quarto dia, chegando-se ao efeito máximo em 15 dias. A duração desse efeito é de três a seis meses, desaparecendo gradativamente com o retorno da contração muscular original.

Os fatores que podem influenciar na duração do efeito são idade do paciente, intensidade das rugas, quantidade de produto injetada, pontos de aplicação, intervalo entre as aplicações, procedência e conservação do produto e técnica utilizada na realização do procedimento. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer, dessa forma, as aplicações podem ser realizadas com intervalos de tempo mais longos.

Estudos mostraram que a Toxina Botulínica também pode ser utilizada como parte do tratamento em casos de enxaqueca crônica, hiperhidrose (suor excessivo), piscadas incontroláveis, espasmos musculares no pescoço e olhos, síndrome da bexiga hiperativa e controle de sialorréia (produção excessiva de saliva).

O tratamento é realizado com anestesia tópica (pomada anestésica) e envolve injeções de pequenas quantidades de Toxina Botulínica nas áreas afetadas, é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado.

Os cuidados no pós-procedimento se resumem a não se deitar “de lado” ou “de bruços” por quatro horas nem realizar massagens rigorosas nas áreas tratadas por igual período de tempo.

A aplicação bem sucedida da Toxina Botulínica requer extrema precisão, senso estético e conhecimento da anatomia humana, entre outros. Por isso, deve sempre ser realizada por um médico cirurgião plástico ou dermatologista.

________
Referências: SBCP, Plastic Surgery Grabb and Smith e Cirurgia Plástica fundamentos e Arte, Mélega
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista