Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal (redução de barriga)

A Abdominoplastia ou redução de barriga é um procedimento cirúrgico desenvolvido para diminuir o abdome, removendo o excesso de pele e gordura, reposicionando os músculos da parede abdominal. Reduz significativamente a aparência de um abdome protuberante. Se o excesso de pele e gordura não é grande pode-se recorrer à mini-abdominoplastia. Como há remoção de pele, o procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região.

Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdome protuido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem gravidez, envelhecimento, oscilações significativas no peso, hereditariedade, cirurgia prévia.

O retorno às atividades normais é variável e deverá ser orientado pelo cirurgião plástico. O resultado será bastante positivo e definitivo se o paciente não tiver uma variação considerável de peso após a cirurgia e a elasticidade da pele for boa. É importante saber que, independente do procedimento realizado, não existe milagre. Manter uma barriga tonificada, sem gordura localizada e flacidez requer boa alimentação, postura correta e a prática regular de atividades físicas.

________
Referências: SBCP, Plastic Surgery Grabb and Smith e Cirurgia Plástica fundamentos e Arte, Mélega
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista