Lipoaspiração

A Lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada pelas mulheres no Brasil e também já é uma das mais procuradas entre os homens adultos. Remove os depósito de gordura resistente a dietas e exercícios. A Lipoaspiração pode ser realizada tanto usando a técnica tumescente quanto a de ultrasson. As partes do corpo que são mais comumente submetidas à lipoaspiração são pescoço, braços, parte de cima do tórax, abdome, quadris, coxas e joelhos.

O cirurgião faz uma pequena incisão na pele perto das áreas de gordura e insere a cânula que aspira a gordura a vácuo. Usando a técnica tumescente, as células gordurosas são infundidas com uma solução contendo soro, adrenalina e anestésico local, antes do procedimento, para reduzir o inchaço e equimose pós-operatório. Usando o ultrasson, as ondas liquefazem a gordura antes de ser sugada.

O tempo de recuperação varia de paciente para paciente e por isso deverá ser avaliado com o cirurgião plástico. Pode demorar até seis meses ou mais para se observar o resultado final da cirurgia. O resultado será bastante positivo e definitivo se o paciente não tiver uma variação considerável de peso após a cirurgia e a elasticidade da pele for boa. É importante saber que, independente do procedimento realizado, não existe milagre. Manter uma barriga tonificada, sem gordura localizada e flacidez requer boa alimentação, postura correta e a prática regular de atividades físicas.

________
Referências: SBCP, Plastic Surgery Grabb and Smith e Cirurgia Plástica fundamentos e Arte, Mélega
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista