Bichectomia

Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha, entre o maxilar e a mandíbula. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A Cirurgia Plástica para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia. A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume da parte de baixo da face causando um afinamento do rosto.

No entanto a bichectomia apresenta controvérsias, pois essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas de gordura pode acarretar em uma aparência mais envelhecida, principalmente se for total. Além disso a indicação deve ser avaliada de acordo com o tipo de face do paciente: a cirurgia só apresentará bons resultados para pessoas que normalmente ficam com o rosto mais cheinho quando estão acima do peso. Outro ponto a ser considerado é que pessoas com bochechas muito avantajadas devido a taxas altas de gordura corporal podem não notar tanta diferença.

Pessoas com problemas de saúde, como diabetes e hipertensão arterial descompensadas além da presença doenças infecciosas ativas, estão contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. O procedimento também deve ser realizado quando há uma expectativa irreal quanto aos resultados.

Quando a bichectomia é feita sem associação a nenhum outro procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais tem uma melhor cicatrização e não deixam cicatriz aparente. Nesses casos o paciente recebe anestesia geral ou anestesia local e sedação. Uma incisão é feita na área correspondente à localização das bolas de Bichat e as bolsas de gordura são removidas totalmente ou apenas em parte.

No entanto, caso alguma outra cirurgia que envolva uma incisão na pele esteja sendo feita, como o lifting facial, a bichectomia pode ser feita em associação. Nesses casos, quando a pele é levantada para que seja reposicionada, o especialista já aproveita e remove as bolas de Bichat.

O pós-operatório da bichectomia costuma ser tranquilo. Normalmente ocorre um inchaço na região, devido ao corte cirúrgico, que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria. Caso a incisão tenha sido intraoral, indica-se evitar consumir alimentos cítricos, que podem causar maior desconforto.

Além disso, o uso de protetor solar com fator de proteção solar maior do 30 é muito importante. O retorno às atividades normais em geral demora uma semana e a volta das atividades físicas depende da avaliação e indicação do médico assintente.

É importante ressaltar que com o envelhecimento natural que ocorre com o passar dos anos, o rosto começa a sofrer uma perda de gordura. Por isso mesmo, pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial.

________
Referências: SBCP, Plastic Surgery Grabb and Smith e Cirurgia Plástica fundamentos e Arte, Mélega
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista