Luz Intensa Pulsada (LIP)

A Luz Intensa Pulsada é uma fonte de luz de alta intensidade que emite luz policromática (515 nm a 1200 nm), não colimada e não coerente. Sendo assim não é um laser propriamente dito, mas uma fonte de luz de alta energia. Assim como nos lasers, esta luz gera calor na pele, que atinge vários tipos de alvo: a melanina (efélides e melanoses solares), os vasos sanguíneos (microvarizes da face e colo, poiquilodermia, estrias avermelhadas e nevus rubi) e o colágeno (flacidez, rugas e cicatrizes de acne).

A base do tratamento é o aquecimento de uma estrutura-alvo. A luz chega até esse alvo atravessando a pele e o destrói. Se o alvo é a melanina, pigmento marrom das manchas de sol, o laser a aquece e explode, destruindo com isso a mancha. No caso da hemoglobina, pigmento vermelho dos vasos sanguíneos, a luz pulsada aquece o vasinho indesejado que é vaporizado. A ação no colágeno não é de destruição. O colágeno aquecido se remodela, e melhora sua estrutura. O aquecimento também estimula a formação de colágeno novo. Isso dá mais firmeza e melhora a textura da pele.

O médico escolhe a intensidade de energia da luz de acordo com o tratamento desejado, o que vai determinar qual alvo a ser atingido na sessão e qual a melhor maneira de atingi-lo. A LIP é indicada para:

• Cicatrizes de acne
• Efélides
• Epilação permanente
• Estrias avermelhadas
• Melanoses solares
• Poiquilodermia de Civatte
• Poros dilatados
• Rejuvenescimento (face, pescoço, colo, antebraços e mãos)
• Flacidez (face, pescoço, colo, antebraços e mãos)
• Hipercromia de axilas e virilha
• Rosácea
• Telangiectasias (microvarizes)

O tratamento é simples e rápido, mas pode causar um certo desconforto. Por isso, é realizada a aplicação de uma pomada anestésica 30 minutos antes do início da sessão.

Logo após a sessão, a pele fica um pouco avermelhada por até dois dias. As manchas tratadas podem escurecer um pouco nos primeiros dias após o tratamento.  Depois de aproximadamente dez dias elas descamam e ficam mais claras. Os vasinhos levam até um mês para sumir.

O pós-laser é bastante tranquilo, há apenas um pequeno risco de mudanças na textura e coloração da pele, que são geralmente passageiras. O paciente pode retornar às suas atividades 24 horas após a sessão, inclusive praticar exercícios físicos.

O número de sessões depende do tratamento e de fatores como idade do paciente, grau de fotoeslastose (envelhecimento causado pela ação do sol) e flacidez da pele, procedimentos e produtos associados, expectativa do paciente, entre outros. O intervalo entre as sessões varia geralmente entre 30 a 60 dias. O uso de protetor solar FPS 30 ou mais é indispensável durante todo o tratamento.

A LIP está contra-indicada em gestantes, pacientes em uso de medicamentos fotossensibilizantes ou Isotretinoína oral, pessoas com fototipos V e VI ou com a pele bronzeada.

A exposição direta ao sol ou o bronzeamento artificial são contraindicações absolutas por 30 dias antes e 30 dias após o tratamento.

________
Referências: SBD, SBCD, Tratado de Dermatologia de Fitzpatrick e Manual de Dermatologia Clínica de Sampaio e Rivitti
Colaboração: Dra. Daniela Velozo – médica dermatologista